Redes Sociais Mais Usadas: O que considerar?
‘Quais as redes Sociais mais usadas?’ Essa é a pergunta que mais fazem para nós na agência. Como sempre falamos, são inúmeras redes sociais, mas cada negócio possui uma que se adéqua ao seu modelo de negócio. Aprenda aqui o que há de mais fundamental para a sua empresa ter uma presença digital cativante e, ao mesmo tempo, estratégica.
A pergunta não deveria ser “quais as redes sociais mais usadas” e sim, qual é a rede social mais apropriada para o meu negócio. Você também pode se interessar por Redes Sociais para negócios: 140 milhões de usuários ativos no Brasil
Consideramos que se faz necessário ter uma presença em todos os canais, mas não é necessário depositar esforços em todos eles. Cada modelo de negócio possui sua persona e é atrás dessa persona que você precisa centralizar seu foco.
Nesse post você aprenderá o conceito de cada canal e o público que pertence a cada um.
Redes Sociais e o público de cada uma
É a maior rede dedicada totalmente ao relacionamento profissional. O canal vem ganhando mais popularidade e agora é possível encontrar um leque maior de conteúdo, porém o foco principal do Linkedin é B2B.
Dica: Se você possui um negócio com soluções para outras empresas, não perca totalmente seu tempo criando conteúdo para os outros canais, mas se o seu público é o cliente final, linkedin não é o mais apropriado para uma estratégia de conteúdo.
Crie conteúdos que mostram gráfico, métricas, resultados, pessoas com cargos de alta gestão preferem conteúdo com esses formatos.
Atualmente está com sua base de usuários diferente de anos atrás. O público que está migrando para a plataforma é acima dos 55 anos e isso sem sombra de dúvidas é uma grande oportunidade para empresas que possuem personas com essa faixa etária.
A plataforma espera as seguintes interações
Comentários, curtidas, compartilhamento, visualização de vídeos, cliques em links.
Os tipos de conteúdo que possuem um melhor desempenho na ferramenta são: citações, dicas, histórias, imagens, conteúdo de Blog, Memes, Perguntas, Vídeos, Temas em Alta e outros.
É o queridinho dos jovens atualmente. Um jovem muito atento e pronto para apontar suas opiniões, ou seja, o engajamento é forte e o resultado pode ser também.
Dica: Culinária, mundo Pet, moda, estilo de vida, saúde, possuem grandes impactos dentro do Instagram. Isso quer dizer que outros negócios não? Não. Isso quer dizer que certos negócios possuem mais facilidades dentro do Instagram enquanto outros precisam aprender a modelar seu conteúdo de acordo com o que o canal exige.
Por exemplo, nós temos clientes do setor da construção ativos no Instagram e tendo resultados.
É a rede social que possui o menor número de caracteres, isso quer dizer que você precisa criar legendas de até 280 letras.
Também possui um público jovem e todo trabalhado na intensidade.
Dica: Os usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência e cinema.
YouTube
É ideal para aumentar autoridade da marca por meio de vídeos. As pessoas buscam muitos tutorias e dicas dentro do youtube, tornando-a também interessante para estratégias de conteúdo para topo e meio de funil.
Dica: Entrevistas, gravação de algo que esta acontecendo ao vivo (principalmente games), dúvidas e respostas, Vlog (assuntos do cotidiano apresentado de forma mais natural – sem equipamentos robustos), dicas e bastidores, são os formatos de conteúdo que mais funcionam na rede.
Conclusões gerais para cada rede:
• Se você tem um e-commerce de roupas ou de bijuterias, o Instagram e até mesmo o Pinterest são boas opções.
• Caso a sua empresa seja de Tecnologia ou Startup, o Twitter é o mais indicado.
• Se você é uma escola, por que não fazer vídeos de mini aulas e colocar no YouTube?
• Se a sua empresa atende outras empresas, foque no LinkedIn.
Esteja onde está o seu público e mais, gere valor e será recompensado.
Se você gostou compartilha!