Conteúdo

Copywriting: A Estrutura do texto Persuasivo

Copywriting é uma técnica para produção de textos mais persuasivos dentro das ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de blog, sites, e-mails, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de “copy”) é conhecido como Copywriter.

Já estamos cientes que cada elemento do texto com copywriting é projetado para fazer a primeira frase ser lida e, a partir daí, manter o leitor engajado passo a passo até a conclusão, certo?

Sabemos manter as coisas claras, concisas e simples para que nossa escrita se comunique com facilidade.

E definitivamente entendemos a importância decisiva de um título que prenda a atenção .

Então, como estruturamos nosso conteúdo para ser persuasivo?

Esteja você escrevendo uma página de vendas, postagem de blog ou ebook promocional, o fluxo determinará a eficácia. Aprenda os conceitos básico para criar texto com copy (copywriting) e gerar conteúdos mais persuasivos.

Diretrizes para a estruturação de conteúdo persuasivo:

1. Promessa

Em primeiro lugar, concentre-se no leitor – faça uma promessa importante logo no início (com seu título e parágrafos de abertura) que diga ao leitor o que há para ele. Nunca permita que os leitores questionem por que estão se preocupando em prestar atenção.

2. Propósito

Cada parte separada de sua narrativa deve ter uma ideia principal (algo convincente) e um propósito principal (irritar o leitor, contrariar uma visão oposta, etc.) que apóie seu ponto de vista e sua promessa. Não divague e não divague. Fique focado no laser.

3. Fatos

Seja ultra específico em suas afirmações, e sempre dê “razões.” Declarações gerais que não são suportadas por fatos específicos fazem com que o detector de besteiras (BS) do leitor entre em alerta máximo.

4. Postura de Especialista

Demonstre grande credibilidade, usando estatísticas, referências de especialistas e depoimentos, conforme apropriado. Você deve ser autoritário – se você não for um especialista existente em um assunto, é melhor fazer sua pesquisa.

5. Gancho

Depois de construir sua credibilidade e autoridade, volte para a pessoa mais importante que existe – o leitor. O que ainda tem para ele? Reafirme o gancho e a promessa que envolveu os leitores em primeiro lugar.

6. Oferta

Faça uma oferta. Esteja você vendendo um produto ou uma ideia, você deve apresentá-la explicitamente para aceitação do leitor. Seja ousado e firme ao apresentar sua oferta e, elimine o risco de aceitação do leitor defendendo o que você diz.

7. Recapitule

Resuma tudo, voltando ao círculo completo à sua promessa original e demonstre como você a cumpriu.

Esses foram alguns dos elementos-chave da cópia persuasiva.

Use-os para fornecer um “roteiro” para sua redação e você obterá melhores resultados.

Procurando por mais dicas básicas de copywriting? Inscreva-se na newsletter e acompanhe semanalmente conteúdos com o poder de aumentar sua atração de novos clientes.

Leia também: Produção de conteúdo: Sua empresa precisa disso?

error

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe com amigos! :)