Como melhorar a presença online para atrair lead qualificado.
Lead Qualificado é o assunto de hoje.
Nas estratégias da sua empresa já fizeram: anúncio no Google e redes sociais, webinar, compra de base de leads, campanha de indicações com os clientes (member get member) , mas não conseguiu fechar novas vendas?
Seu time comercial até chegou a reclamar que o lead não estava qualificado?
Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.
Entao bora…Vou te apresentar motivos que podem ser a causa disso e fazer você aumentar sua base de cliente.
Nesse post você encontrará:
- Buyer persona: você sabe quem é ou acha que sabe?
- Materiais ricos para geração de leads
- Landing Page, como ela pode ajudar
- Formulários
- Conteúdo estratégico
- Tráfego Pago
1. Buyer persona: você sabe quem é ou acha que sabe?
Pode parecer surreal, mas muitas empresas não sabem quem é sua persona, elas apenas acham que sabem, o que está bem longe de ser a mesma coisa.
Como você descreveria o seu cliente ideal? Qual a faixa etária, cargo, interesses, necessidades, quais canais que mais utiliza, quais assuntos ele busca na internet, o que o motiva, quais marcas admira, o que ele buscava quando encontrou sua empresa? Será que você consegue imaginar essa pessoa sendo clonada diversas vezes e chegando até a sua equipe de vendas altamente preparada para comprar?
Pois bem, com a ajuda de uma persona de marketing você consegue identificar quem é esse cliente ideal e como você pode conquistá-lo mais facilmente, deixando seu processo de vendas mais ágil e direcionado.
Com seu time de marketing focado na persona, o desenvolvimento de estratégia se torna mais fácil e o processo de vendas mais qualificado para sua equipe de vendas.
Como montar sua persona na prática?
Primeiramente entenda que persona é criada e não inventada. Isso quer dizer que se você não fez PESQUISA e observação, você não sabe quem é a persona, você apenas acha que sabe e é por isso que suas campanhas atraem pessoas erradas. Verdade boa, é aquela sem massagem.
A primeira etapa de toda a elaboração de campanha estratégica que realizamos com nossos clientes, envolve pesquisa. Fazemos contato 1 a 1, reunimos dados, avaliamos padrões e só depois disso falamos para os nossos clientes quem verdadeiramente é o perfil de cliente ideal.
Passo 1: Crie um questionário com perguntas estratégicas para sua base de cliente:
- sexo
- idade
- renda
- localização
- estado civil etc.
- Qual o problema que seu cliente tinha que o levou comprar de você?
- Quais os interesses, ambições, medos, dores, hobbies, núcleo familiar.
- Quais assuntos mais se interessa? Onde busca esses assuntos?
- Quem ele considere um influenciador na sua decisão de compra?
- Quais os benefícios que ele enxerga que a sua empresa oferece?
- Como ficou sabendo da empresa?
São apenas algumas ideias de perguntas, não existe um padrão de questionário feito, ele precisa ser adaptado ao seu negócio.
Depois do questionário pronto é hora de botar pra jogo.
Coloque seu time para ligar.
Falar com o cliente pode ser muito melhor que apenas mandar e-mail orientando preencher a pesquisa.
Insights são tirados de conversas profundas e não de pedidos por e-mail e redes sociais como “responde essa pesquisa para mim, por favor”.
2. Materiais ricos para geração de leads.
Os materiais ricos podem ser disponibilizados em diversos formatos e têm por objetivo atrair seu público-alvo por meio de conteúdo relevante.
A ideia é produzir algo que ajude seus clientes em potencial, em troca de alguns dados pessoais como nome e e-mail. Eles servem para que os seus clientes estreitem o relacionamento com sua empresa, abrindo a premissa para que você possa ofertar seus produtos.
3. Landing Page, como ela pode ajudar
O tópico anterior mencionou materiais ricos, mas como disponibilizar esses materiais e conseguir dados do usuário ao mesmo tempo?
Com as Landing Pages.
Já vi Landing Page sendo utiliza de maneira muito errada, mas aproveitando ela da forma certa, os resultados são inacreditáveis.
A landing page não é para atrair leads, ok?
É uma carta de vendas que captura dados de potenciais clientes para um contato no futuro.
Porque estou dizendo isso? Porque já vi mentes espertas vendendo Landing Page sem estratégia, apenas para tirar dinheiro de empresas que conhecem superficialmente sua relevância.
Gosto de suposições…
Imagine uma vendedora de loja que conhece o produto e os benefícios. Sabe dizer exatamente a palavra certa para despertar uma ação de compra naquele interessado que entrou no estabelecimento.
A Lading Page (com conteúdo bem executado, é claro) é essa vendedora, mas a gerente da loja utilizou uma estratégia para atrair esse interessado, fez divulgação de um brinde lindo para quem visitasse a loja.
O brinde, nesse caso, é uma isca. A divulgação dele, foi o impulsionador para atração de visitantes.
Faça Landing Page, mas entregue VALOR para a oportunidade, pois ela fornecerá dados valiosos e nada mais que justo você retribuir.
4. Formulários
A utilização de formulários nas paginas é extremamente importante também, são pontos de contatos e precisam aparecer com frequência com Call to Actions para estimular o clique.
5. Conteúdo Estratégico
Já deve ter ouvido “O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você”.
Essa citação se encaixa perfeitamente com a técnica de conteúdo estratégico e se você busca por aumento da base de leads e aumento de visitas no site e blog, esse é o caminho.
Aprenda a fazer conteúdo para cada etapa do funil.
6. Tráfego Pago
Nem só de conteúdo vive uma lista de lead qualificado. Combinar estratégias no marketing digital é o que vai melhorar muito sua presença online e atração de novos clientes. Realizar campanhas de tráfego pago tanto nos buscadores quanto nas redes sociais, ajudará e muito a marcar presença mais forte na vida do cliente.
Suas campanhas estão performando bem? Temos parceiros que não investiam em Google por falta de resultados em tentativas anteriores, mas é o que sempre falamos aqui na agência:
Observação Importante: Se a sua campanha de anúncios não está gerando resultados ou atraindo lead qualificado, tem erro na estratégia e implementação. Fique atento e escolha uma equipe qualificada e especialista para te ajudar com isso. Um erro em campanha de anúncios, quer dizer perda de muito dinheiro e oportunidade certa.
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