Como encontrar o nome ideal para sua empresa
Muitas vezes os empreendedores não sabem como encontrar o nome ideal para sua empresa e travam nessa etapa importantíssima!
Atualmente no Brasil existem mais de 19 milhões de empresas, portanto, encontrar um nome criativo para a marca é uma tarefa que pode ajudar a destacar-se e posicionar-se melhor na mente do consumidor. Como nem tudo são flores, nem sempre a inspiração vem como um estalo na cabeça logo nos primeiros momentos do desenvolvimento do projeto e essa etapa acaba sendo deixada um pouco de lado, postergada pelas outras muitas decisões e definições no processo de construção e acontecendo geralmente, logo antes do início do negócio.
De verdade, está é uma das partes mais delicadas de sua estratégia de marketing e que requer muita atenção! Essa é uma escolha que vai acompanhar por toda a vida do negócio, portanto é algo que pode definir o futuro e o sucesso (ou fracasso) de sua marca.
Neste artigo você irá encontrar:
O que é Naming?
Naming é um processo estruturado para encontrar o nome ideal para sua marca e faz parte de um trabalho mais profundo, o Branding Antes de iniciar esse processo, é essencial adquirir maior entendimento e clareza sobre o negócio, por isso, responder a essas perguntas são o ponto de partida para encontrar o nome perfeito! Algumas dessas perguntas devem estar contidas em seu Plano de Negócios, se você não o fez, essa é uma boa hora para começar agora.
Entendimento do negócio
Separe um papel ou documento para responder
- Qual é o seu negócio?
- O negócio já está acontecendo?
- Como surgiu a idéia do negócio?
- Qual o propósito da empresa?
- Quais produtos ou serviços sua empresa oferece?
- Qual a missão da empresa?
- Qual a visão da empresa?
- Quais são os valores da empresa?
Público Alvo
Conhecer seu público consumidor e conversar com eles
- Quem são seus clientes?
- Majoritariamente homens ou mulheres?
- Qual a idade média dos clientes?
- Onde eles se encontram?
- Que benefício eles buscam que você ou sua empresa entrega?
- Quais os hábitos de vida, consumo e de comportamentos dos seus clientes?
- Como eles se comunicam
Posicionamento
- Qual é a personalidade da sua marca?
- Como a marca gostaria de se posicionar?
- Qual o tom de voz dela? Como ela se comunica com os clientes?
- Quais as características?
- Como sua empresa quer ser lembrada?
Ex: Jovem, moderna, despojada, inovadora, luxuosa, acolhedora.
Concorrência
- Enumere de 03 a 05 de seus concorrentes diretos.
- Enumere 03 a 05 empresas que tem como referência.
- Cite pelo menos 05 características dessas empresas que te agradam.
Nome
- Possui sugestões de nomes? Quais?
- Quais os motivos de escolher esse(s) nome(s)?
- Faça um Brainstorm e anote todos que surgirem, sem qualquer preconceito.
Termos comuns do segmento
Algo muito utilizado por muitos empreendedores para encontrar o nome ideal para sua empresa é fazer uma relação de termos comuns do segmento.
Por exemplo, a companhia aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras, seu nome tem total relação com o céu e sua cor mais reconhecida.
- Enumere pelo menos 10 termos do seu setor que considera mais relevante
TIPOS DE NOMES MAIS COMUNS
Descritivos – Geralmente descrevem o que a empresa faz.
Bank of Boston, Banco do Brasil
Siglas – Geralmente abreviações para nomes compostos
IBM (International Business Machines), WWF (World Wildlife Fund), CNN (Cable News Network)
Nomes inventados ou Sonoros – Geralmente apenas com boa sonoridade
Kodak, Lego, Yahoo
Sugestivos
Hot Wheels (rodas quentes)
Nubank (Nu = pelado, sem roupas, transparente)
Experiências
Grow (Crescer)
Nomes próprios – Ford, Walt Disney
Combinações de palavras
TecToy – Tecnologia + Toy (Brinquedo do inglês)
CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR NA ESCOLHA DO NOME IDEAL PARA SUA EMPRESA
Por mais que possa acreditar ter encontrado o nome ideal para sua empresa, alguns cuidados sempre são necessários para garantir ter feito a escolha certa. Veja alguns pontos de atenção:
- É um nome simples de pronunciar e de escrever?
Imagine seu cliente não conseguir lembrar como escreve, colocar letras a mais e aquele e-mail nunca chegar. - É um nome fácil de lembrar?
- Demonstra o propósito ou personalidade da sua marca?
- Para o caso de uso idiomas estrangeiros, fique atento ao que ela significa em outras línguas que podem te comprometer
- O domínio ou nome para redes sociais está disponível?
Este artigo foi útil para você?
Espero que depois deste artigo você esteja agora com um repertório maior para encontrar o nome ideal para sua empresa, fazendo assim uma escolha mais estratégica para garantir o sucesso de seu negócio. Para construir uma marca de valor e que se destaca tanto no mundo digital, quanto offline, conte sempre com a ajuda da Santa Aquisição.