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Estratégia de Marketing no Instagram: Devo fazer?

Estratégia de Marketing no Instagram é principalmente para aqueles setores de moda, beleza, turismo e gastronomia, mas com o crescimento impressionante dessa rede, já estão com mais de 800 milhões de usuários de todo o mundo, inúmeros setores estão percebendo que essa onda é grande e querem sim surfar nela.

Até aí excelente, mas muitas dessas marcas estão esquecendo de compreender o que é a ferramenta, qual a dinâmica que ela utiliza e o que ela espera que você faça. Como sabemos, o dono do Instagram é o Mark Elliot Zuckerberg, e o Zuckinho sempre quer algo em troca. Justo!

Você pode tirar uma casquinha da ferramenta dele sem se dedicar, mas ele só vai mostrar você para todo mundo, se vossa senhoria aprender a jogar as regras dele. A vida como ela é.

Entao antes da sua equipe sair publicando qualquer coisa, um conselho: senta algumas horas e monte uma estratégia. Afinal, ter resultados é infinitamente melhor do que apenas sonhar que está tendo resultados.

Neste post você encontrará:

1. Qual a essência de mídia social

A mídia social tem suas características únicas, e isso precisa ser considero quando o que se deseja são resultados.

Você parou para pensar que mídias sociais possuem uma característica especial?

Sim, relacionamento é exatamente essa caracteristica. Você pode até tentar fazer panfletagem do seu produto ou serviço dentro dela, mas eu te afirmo que a direção não é essa.

Mídia social é mais sobre quem te acompanha do que sobre o que você quer vender para ela. Primeiro você se relaciona com seus seguidores, e depois, de forma sutil, apresenta sua solução para um problema dela. Eu destaquei “apresenta sua solução”, porque é dessa maneira que você deve falar do seu produto ou serviço…

Não é sobre o que você vende. É sobre o que você resolve.

2. Estratégia de Marketing no Instagram

Partindo do principio de você já saber quem é exatamente a sua persona, agora precisa linkar o que ela gosta com o produto e serviço que você vende.

Ao entender um pouco melhor quem são as pessoas para quem você quer vender / negociar, é possível direcionar o seu conteúdo postado para alcançar essas pessoas.

Sendo assim, o resultado no Instagram é médio a longo prazo, hoje você planta a semente, para depois colher os frutos.

Nas mídias sociais não existe resultado rápido.

3. O que a sua empresa busca no Instagram

Como em qualquer campanha que você crie, o planejamento estratégico é algo indispensável também para o Instagram e demais redes sociais.

Se você deseja mais seguidores, por exemplo, ou mais engajamento, precisa entender que cada métrica avaliada nesse caso é diferente.

Quais objetivos da sua empresa no Instagram? Determinando os objetivos dentro de um planejamento, terá ótimas condições de selecionar as métricas corretas e fazer uma mensuração técnica para realmente avaliar os resultados.

Não é por outro motivo que em nosso planejamento estratégico (inserir link site) para os nossos clientes, colocamos esta questão logo entre os primeiros tópicos do mapa.

4. Como colocar em prática

Por ser do Zuckerberg, o Instagram tem exigências em termos de conteúdo. Em nossas reuniões de propostas sempre salientamos que tratando-se de mídias sociais, o conteúdo é o carro chefe nesta área, mas não é qualquer conteúdo. Estou falando do estratégico.

O Instagram se dedica cada vez mais em se tornar o queridinho de todo mundo, por conta disso ele cria inúmeras possibilidades de entretenimento para fazer com que a audiência permaneça mais tempo dentro dele.

Sabe o que isso quer dizer para sua empresa?

Que você vai precisar se adaptar e estar em todos os lugares.

Postando no feed, Fazendo Live, Fazendo stories. E Não podemos esquecer dos Reells.

O conteúdo é o responsável pelo engajamento no Instagram, portanto, entrar nessa ferramenta sem dar atenção devida a uma elaboração de estratégia, é pura perda de tempo. Você sabe!

• Imagens – Tente inovar o máximo possível. Lembre-se que sua marca precisa se destacar no feed de um seguidor que tem outras milhares de empresas pedindo pela atenção dele também.

• Textos – Invista pesado no copywrting e storytelling. As pessoas lá dentro pedem por uma conversa mais humanizada afim de gerar conexões.

• Hashtags – As Hashtags são como as palavras-chave do Google, então, utilize e faça uma para a sua empresa.

5. E o mais importante: Mensurando os resultados

Como você sabe “o que não pode ser medido, não pode ser Gerenciado.” Sabedorias de Peter Drucker.

Como em qualquer campanha, o monitoramento e mensuração, são o que verdadeiramente faz sentido em todo o processo.

O problema é que Zuck e o Google são empresas diferentes, isto é, o Analytics não vai conseguir entregar um relatório para você.

Isso quer dizer que adquirir alternativas de monitoramento no Instagram é mais que necessário, é obrigatório.

Aqui na agência usamos algumas ferramentas para obtermos informações para a criação de relatório para os nossos parceiros, uma delas é Mlabs.

Como você pode perceber, criar uma estratégia no Instagram é necessário, mas não deixa de ser simples. Claro que falamos apenas alguns dos primeiros passos, mas sem eles, não há como ter alta performance.

Gostou do conteúdo? Sabe agora como iniciar no Instagram? Agora é só colocar em prática!

Leia também: Conteúdo estratégico para cada etapa do funil

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