Como Escolher Palavras-chave?
Como escolher palavras-chave é a pergunta que muitos profissionais se fazem, mas esquecem do que vem por trás disso que é a intenção de busca do usuário, isto é, como seu potencial cliente busca por teus produtos e serviços na interna?
Quando você realiza uma pesquisa no Google é porque deseja encontrar respostas.
Você escreve uma palavra-chave com a intenção de resolver dúvidas, mas a forma que você utilizou para pesquisar, pode ser diferente da forma que eu utilizaria para buscar a resposta da mesma dúvida que a sua. Cada pessoa utiliza palavras para encontrar respostas e é sobre isso que dissertaremos hoje.
O SEO não é puramente técnico, como você imagina, sim ele lida com robôs, códigos e algoritmos, mas existe uma etapa mais humana e subjetiva que embasa toda a estratégia: a compreensão da intenção de busca das pessoas.
Quando você entende a intenção de busca do usuário e utiliza como as palavras-chave para a criação dos seus conteúdos, você entrega exatamente aquilo que as pessoas querem encontrar, em consequência o Google reconhece e te posiciona entre os melhores sites.
Neste artigo, vamos falar sobre:
- Intenção de busca: O que é?
- Intenção de busca vs SEO
- Tipos de intenção de busca
Intenção de busca: O que é?
Primeiramente, intenção de busca é a forma que as pessoas utilizam para encontrar o que desejam dentro dos buscadores, como o Google.
Uma pesquisa por “como iniciar uma reforma”, por exemplo, traz consigo a intenção do usuário de encontrar ferramentas, dicas e passos iniciais para quem quer começar a reforma da casa, por exemplo.
Para que serve o Google? Para resolver dúvidas dos usuários!
Seja sobre os preços de um produto, seja sobre uma casa de construção perto de sua região. Então, pesquisas traz consigo o objetivo de encontrar alguma resposta.
Intenção de Busca vs SEO
Troque a pergunta: como escolher palavras-chave por O que meu potencial cliente realmente deseja encontrar quando realiza uma pesquisa no Google?
As pessoas querem respostas, soluções, informações, não palavras-chave.
Então a dica é, esquece o robô e preocupe-se em entender a intenção de busca dos usuários.
Em seu planejamento estratégico, utilize essa sacada como um guia para definição de todo o setup de conteúdo.
Tipos de intenção de busca
A intenção de busca pode ser dividida em algumas partes e cada uma possui seu objetivo. Temos: informacional, intenção comercial, transacional, navegacional, direcional ou geo-localizada.
Para cada intenção há uma pesquisa diferente, mesmo que seja o mesmo produto.
- Palavras-chave informacionais indicam que o usuário está em busca de informações, ou respostas, seja por artigos ou notícias, de uma determinada questão ou problema.
Os conteúdos para essa intenção normalmente são os de topo de funil, onde o usuário não tem uma ideia completa sobre o que deseja comprar.
Exemplo: 5 dicas de como iniciar a reforma da sua casa
- Palavras-chave comerciais indicam uma intenção de comprar determinado produto ou serviço, mas ainda existe algumas dúvidas. Normalmente, pesquisas comparativas, análises e avaliações são os termos que devem ser mencionados.
Exemplo: Qual a melhor ferramenta para reformar o guarda-roupa.
- Palavras-chave transacionais indicam buscas que possuem uma intenção de transação, aqui o usuário deseja fazer algo. Aqui pode ser considerado uma busca que menciona o produto, bem como uma loja, ou fazer qualquer outro tipo de transação online. Se encaixam bem para ecommerce.
Exemplo: Preço de ferramentas para reforma da casa.
- Palavras-chave navegacionais indicam buscas por um site especifico ou uma informação dentro de um site específico.
Exemplo: Caixa de ferramenta Leroy Merlin
O que tiramos disso? Dizem por aí que você precisa se atentar ao volume de busca e relevância de como escolher palavras-chave. ERRADO!
O certo mesmo é combinarmos volume, relevância e intenção de busca para definir quais serão os termos mais adequados a sua estratégia de conteúdo.
Esse artigo foi útil para você?
Leia também: Como aparecer no Google: 5 passos para fazer seu site aparecer na primeira página