Mídias Sociais

Redes Sociais para Negócios: O que fazer?

140 milhões de usuários é o que aponta o relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite. Redes sociais para negócios também faz parte dessa métrica e obrigatoriamente, sua empresa precisa estabelecer uma presença estratégica no Digital e criar uma autoridade on-line.

O número de usuários em redes sociais no Brasil aumentou 11 milhões entre abril de 2019, janeiro de 2020. Vale ressaltar que a Pandemia só veio depois dessa data, então, o número certamente sofreu impacto no segundo semestre.

Mas afinal, as redes sociais para negócios funciona?

Mais conversa e mais ação

O comportamento das pessoas nas redes sociais também está se expandindo. Dados da GlobalWebIndex mostram que permanecer em contato com amigos e família ainda é um motivador principal para o uso de mídia social, mas que estamos recorrendo cada vez mais às plataformas sociais para ajudar em outros tipos de atividade.

Mais da metade dos entrevistados na pesquisa Digital News Report 2020 do Reuters Institute dizem que usam as redes sociais para acessar as notícias, o que é o dobro do número de entrevistados que afirmam ler jornais.

De fato, GlobalWebIndex relata que “manter-se atualizado com as notícias e assuntos atuais” é o maior motivador para o uso da mídia social ao nível global.

Como você pode esperar, a socialização é outro fator importante para o uso da mídia social, mas também o é o entretenimento. “Ocupando o tempo livre” e “encontrando conteúdo engraçado e divertido” são o segundo e o terceiro motivos mais citados para usar a mídia social.

No entanto, as pessoas também estão cada vez mais se voltando para as plataformas sociais quando desejam aprender mais sobre os produtos e serviços que desejam comprar. É aí que a rede social para negócios acaba se tornando uma grande oportunidade.

Globalmente, as redes sociais são hoje o segundo destino mais procurado pelos internautas em busca de informações sobre marcas, sendo apenas os mecanismos de busca utilizados por um maior número de pessoas.

O que devemos considerar

Com mais da metade da população total do mundo usando as mídias sociais, agora é o momento ideal para repensar como usamos essas plataformas poderosas. Em particular, eu recomendo pensar na mídia social como uma camada que atravessa tudo o que as pessoas fazem – tanto online quanto no mundo físico.

As redes sociais para negócios de sucesso começam com sólidos processos de marketing de conteúdo

Embora qualquer organização possa usar a mídia social para ouvir – e não há nenhuma desvantagem nisso – antes de configurar ativamente sua presença na mídia social, você precisa de algumas coisas no lugar.

Um centro de conteúdo: seu blog ou site deve ser um componente-chave de sua estratégia de marketing de conteúdo (bem como de sua estratégia de mídia social), pois é onde você direcionaria os seguidores para construir um relacionamento mais profundo em uma plataforma de mídia de sua propriedade.

Recursos adequados para manter uma presença consistente: ter uma presença desatualizada em uma plataforma social parece muito pior do que não ter uma presença ali. Antes de se comprometer com uma plataforma, certifique-se de ter os recursos necessários para atualizar de forma consistente seu conteúdo lá.

Dica importante: se você é novo no alinhamento de seus esforços de marketing de conteúdo e mídia social, é melhor começar pequeno. Considere as principais plataformas sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube) e veja onde a maior concentração de membros do seu público-alvo está se reunindo.

Os principais elementos de um plano de conteúdo de redes sociais para negócios

Conforme mencionado acima, para obter melhores resultados, você precisa ter um plano dedicado para cada canal em que pretende distribuir conteúdo de mídia social. Só porque você pode compartilhar algo em todos os canais existentes, não significa que você deva.
Para criar um plano básico de mídia social, responda a estas perguntas para cada canal que você está considerando:

Qual é o objetivo deste canal?

Você precisa ter um motivo para estar em todos os canais em que decidir publicar conteúdo. “Ganhar seguidores” não é uma razão viável, por si só, mas “ganhar seguidores no Facebook para direcionar o reconhecimento da marca e o tráfego de volta para o nosso site” pode ser.

A parte importante aqui é que o seu conteúdo no canal servirá como um meio de converter o espectador na próxima etapa do processo de compra desejado – ou seja, movê-lo de seguidor do Facebook para visualizador do site, assinante de e-mail, participante do evento ou qualquer outra meta de conversão que você escolher.

Qual é a ação desejada?

Semelhante ao ponto acima, você precisa descobrir o que deseja que alguém faça em cada canal. Compartilhar? Comentar? Visitar seu site? Registrar-se para algo?

Qual é o tipo específico de conteúdo que o público deseja obter neste canal?

Personalize o conteúdo que você distribui em cada canal. Considere quais mensagens são apropriadas para cada canal e crie uma mensagem que você acha que vai ressoar com esse público específico. Pense sobre o tipo de necessidade de informação que as pessoas deste canal têm e como você pode ajudar. Você publicará principalmente texto, imagens ou vídeo? Confira a postagem da semana passada para obter mais orientações sobre como escolher os melhores tópicos e formatos para seu público .

Qual é o tom certo para este canal?

Ao considerar os tópicos e formatos de conteúdo em cada canal, é fundamental determinar qual deve ser o tom geral do canal. Amigáveis? Diversão? Conversacional? Profissional?

Qual é a velocidade ideal?

É uma ideia inteligente entender com que frequência você deseja publicar conteúdo em cada canal. Quantas postagens você deseja publicar por dia / semana? Qual é a melhor hora do dia? Você terá cadências diferentes dependendo se estiver enviando / respondendo tweets, atualizando seu status no Facebook ou publicando um novo SlideShare, por exemplo. Nossa equipe descobriu que postar no Facebook uma ou duas vezes por dia, monitorar o Twitter o dia todo e passar um tempo todos os dias no LinkedIn funciona melhor para o CMI. Mas cada empresa é diferente, então você vai querer gastar algum tempo determinando o cronograma que provavelmente funcionará melhor para você e seus clientes.

Dica importante: deixe seus objetivos ditarem as decisões que você toma em relação ao conteúdo da mídia social. Por exemplo, se o objetivo do seu plano de marketing de conteúdo é aumentar o número de assinantes de e-mail, faria sentido divulgar todas as suas postagens no Facebook e Twitter? Que motivo os leitores teriam para se inscrever no seu programa de e-mail se pudessem obter as mesmas informações nos canais sociais que já visitam regularmente? Pense em como você pode ajustar e redirecionar o conteúdo que você compartilha em suas redes sociais, tanto no que se refere às suas metas para o canal quanto aos seus objetivos gerais de negócios.

Adoraria ouvir de você: O que você inclui ao planejar a mídia social e o marketing de conteúdo?

Leia também: Estratégia de Marketing no Instagram

error

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe com amigos! :)