Estratégia

Profissionais de Marketing: O que são? O que fazem?

A gente sabe que o marketing digital possui inúmeras camadas, mas nós sabemos, porque somos profissionais da área e isso se torna uma obrigação. Não é mesmo?

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre os profissionais especialistas para cada ação desejada e também te indicar um caminho inicial para sua campanha de 2021, preparamos esse conteúdo que certamente te ajudará a atender que cobrar do seu designer um conhecimento em redes sociais, não é o certo a fazer. 

Mitos x Verdades

Tenho um profissional de Design e quero que ele faça minha campanha de redes sociais, é obvio que ele tem que saber! MITO 

O designer é encarregado de encantar e fazer entender visualmente a mensagem que sua empresa deseja passar, mas antes disso, essa mensagem deve ser criada por um redator ou copywriter dentro de uma estratégia alinhada aos objetivos da campanha. 

Abaixo algumas das demandas que atribuímos ao nosso especialista em Design da agência:

Criação de materiais impressos, banners para site, identidade visual e até mesmo a arte do post para as redes sociais que foi criada pelo Social Media. Caso você também não tenha um Designer, fica tranquilo e vem falar conosco.

Contratei um freelancer para fazer minhas redes sociais e ele deveria saber fazer anúncios. MITO

Social media possui uma estratégia diferente de performance (anúncio). Você deve exigir de um especialista de conteúdo nas mídias sociais, todo o mapa estratégico para a execução da campanha. 

E o que contempla? 

Calendário de conteúdo, linha editorial, mapa de persona, criação de textos persuasivos e  criação de imagens (sim, alguns profissionais de social media sabem criar artes, anulando assim a contratação de um designer). 

Contratei um profissional para gerenciar minhas campanhas de anúncios e ele deve me entregar relatórios de métricas mensalmente. VERDADE

Mais que isso, a relação e interação entre vocês precisa ser frequente, as métricas precisam ser sempre analisadas para que assim sejam criados novos planos de ação para os anúncios que não estão performando. 

Você, ou o líder responsável, não tem como regra entender todos os dados, seu profissional especialista, SIM, ele precisa te entregar o que significam as dezenas de possibilidades de análises das métricas disponíveis dentro do Analytics.

O que você deve exigir? 

Habilidades de copywriting, relatórios prontos, entender as tendências e a concorrência para definir as melhores palavras-chave, entendimento do público e persona, e encontros frequentes de alinhamento.

Agora que já sabe as funções de cada profissional, pode então começar a investir agora mesmo no online.

Mas para alcançar bons resultados em suas campanhas este ano, é importante que suas ações sejam feitas corretamente por profissionais especializados nessas áreas, caso sua empresa esteja sem uma equipe dedicada, conte com a nossa experiência.

Até o próximo artigo.

error

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe com amigos! :)